Novos Talentos: Patrícia Hagemann e sua moda cheia de amor.

Gente linda!!!! Tudo bem com vocês?

Sexta-feira, 07/10, aconteceu a final do Looking for Models da Revista Expansão RS. O evento foi lindo e além de conhecer o casal vencedor que estampará a capa da edição especial de dezembro/16, também foi revelado o ganhador do Novos Talentos – Estilistas, ou melhor, a ganhadora.

Patrícia Hagemann

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comemorando o reconhecimento, a Patrícia conversou comigo sobre a sua marca. Confere aí!

Renata Maria – Eu já venho acompanhando e me encantando com teu trabalho há um certo tempo. Tu vens de uma família artesã e agora conquistou merecidamente o prêmio Jovens Talentos – Estilistas, da Revista Expansão RS. Conta um pouco como foi tua jornada até aqui.

Patrícia HagemannSou natural de Santa Cruz do Sul, moro em Novo Hamburgo há 14 anos. Procurei NH por causa da Feevale, MODA. Fiz dez anos de faculdade, e nestes dez anos, trabalhei em todos os campos da Moda: (assistente/assessora/coordenadora de web site de pesquisa em um site de moda, modelista em uma malharia, assistente de estilo com uma grande marca de malha circular, e por último vendedora em uma loja de criança). Em 2013, me formei em Moda, e sempre com o sonho em mente: Montar minha marca com meu nome Patrícia Hagemann, mas sinceramente eu estava perdida, e não sabia sobre o que seria. Eu sempre fiz tricot desde os meus 7 anos de idade, quando um belo dia de tanto ver minha avó, e minhas tias usar duas agulhas e mexer os braços, não resisti e pedi para aprender o que elas faziam. Minha mãe, minha avó e minhas tias, tricotavam cobertas enormes, tapetes, roupas, belíssimos blusões, de tudo, às vezes a mão, às vezes, na Elgin azul bebê.

image00
Máquina Elgin da família ❤

Em 2002 minha mãe faleceu de câncer metástase, e deixou uma semente muito interessante antes de falecer, ensinou a fazer golas de blusão, decotes e cavas, e me mostrou as lãs e agulhas que tinha e uma revista alemã e disse: leva contigo estas agulhas, e esta revista que um dia tu vai usar!

14643183_1543822885643651_1501142853_n
Revista Alemã deixada à Patrícia pela mãe ❤

Pensando nisso tudo, e mais. já que eu fazia minhas roupas para trabalhar nestes dez anos de luta no mercado da moda, pensei: TRICOT!

Neste mesmo ano 2013, conheci a pessoa que hoje me ajuda e ajudou desde o primeiro instante Lian Parma, e ele meu marido, Publicitário (Diretor de arte), facilitou meu caminho, e montou toda a parte de identidade visual da marca Patrícia Hagemann. Minha sogra, talentosa, tricoteira e crocheteira de mão cheia Dona Flávia, me conduziu e iluminou meu caminho nas ideias e no começo do sucesso e até hoje, ela me ensina e agora eu também ensino ela, com tudo que sabemos.

Com pouco recurso financeiro para começar meu negocio, pedi ajuda para minha família, para comprar etiquetas, tags, lãs, e alavancar este sonho. Trabalhei de novembro de 2013 a março de 2014 com a ideia de fazer Maxis golas diferenciadas com diversos materiais, e após isso, tendo mais de 40 golas prontas, fizemos uma produção de moda, com parceiros, e valores, bem camaradas….pois o recurso era baixo…1º de abril, colocamos na rede social, e publicamos de 1 a 2 fotos por dia, foi um sucesso e tanto que eu não sabia e imagina como seria. Uma grande amiga, Berenice, vendia para mim as golas solicitadas das fotos e eu não dava mais conta de tanto pedido, pois em duas semanas vendemos todas as 40 golas!!!!! E com tantos pedidos, terceirizei e em casa eu também tricotava…eu trabalhava madrugada afora…. E terceirizava. Mesmo em 2014 não ter feito frio rigoroso, vendi golas até agosto. Foram mais de 160 golas, com preços bem baixos, pois eu não sabia colocar preços e achava que as pessoas não iam comprar (insegurança clássica de quem esta começando e o artesão inseguro de começo, acha que a submissão de valores faz parte, HOJE ESTÁ BEM DIFERENTE ISSO)

RM – Como tu defines as tuas peças?

PH Tudo que eu invento de novo, tento fazer o mais EXCLUSIVO e DIFERENCIAL que possa existir, gosto do que não existe, de tudo aquilo que tu possa pesquisar no pinterest e não vá encontrar! Moda bem autoral e distinta, desde pontos rendados que eu fiz e que não existe até o mix de pontos em peças ou modelagens próprias.

RM – Tuas peças são bem características, marcantes, têm o teu DNA. Eu digo que tuas peças são AMOR puro. Como é teu processo de criação?

PH Meu processo de criação… não existe receita fixa e nem algo fechado. Exponho tudo e ainda ensino mais de 20 alunas com tudo…. Tenho caderno bloquinhos de desenho nas bolsas, nas jaquetas, ao lado da minha cama, no banheiro, pois onde vou, onde estou, se surgem ideias, lá vou eu esboçar e viajar nas possibilidades. Muito em sonhos, que surgem ideias, acordo e coloco em prática.

Amor, dedicação e capricho faz parte do meu trabalho. NENHUMA PEÇA É IGUAL A OUTRA, TODAS EU MUDO ALGUM DETALHE, mesmo fazendo Maxispulls de janeiro a janeiro….

RM – Em média, quanto tempo leva para uma peça ser produzida?

PH Sou rápida com ideias e agulhas, na média faço 2 blusões por semana, incluindo final de semana.

RM – A moda vem passando por um lindo processo de mudança. O slow fashion vem ganhando força, o artesanal vem reconquistando seu espaço, mesmo com a tecnologia avançando. Como tu enxergas esse processo de mudança?

PH Seria uma retomada do passado, das raízes e da história que cada um de nós traz consigo. Em várias áreas estão surgindo movimentos contrários ao ritmo acelerado da vida e mostrando a importância de aproveitar bem o tempo, de buscar qualidade de vida e encontrar a beleza nos pequeno detalhes. Pra isso é preciso tirar um pouco o pé do acelerador e apreciar a paisagem. Não é preciso ignorar ou abandonar as novas tecnologias, mas sim encontrar um lugar pra elas no nosso ritmo ao invés de tentar acelerar tudo pra tentar alcançar a roda da evolução, que cada vez tá girando mais rápido.

RM – Outra mudança que estamos presenciando também é a questão da moda livre: sem gênero, sem idade, sem regras, a “moda do seja você”. Qual o reflexo disso na tua criação?

PH Vejo que qualquer gênero pode vestir minhas peças, e vejo isto de maneira super positiva.

RM – Tu vens compartilhando teus conhecimentos com uma turma de alunos. Como surgiu a ideia das aulas?

PH Esta ideia surgiu através de insight, quando muitas pessoas tinham curiosidades de determinados pontos e receitas e me procuravam, e um belo dia fiz uma enquete na rede social sobre o interesse de aprender tricot, e tive mais de 200 retornos de pessoas interessadas.

RM – Sem entregar o jogo, pode nos dar algumas pistas do que teremos na capa da Expansão em dezembro?

PH Nem eu sei! Teremos reunião em breve e vamos projetar algo bem bacana. Alguma coisa já tenho pronta e foi para o desfile (pontos rendados totalmente desenvolvido por mim, franjas, aplicações, cortes assimétricos…vamos aguardar)

RM – Em uma frase, como tu defines a marca Patrícia Hagemann?

PH Tricot autoral e criativo,  feito a mão com amor, carinho e uma pitadinha de moda.

RM – O que significou pra ti tua participação no Novos Talentos?

PH Foi um grande desafio e um grande passo na minha vida. Esse convite veio para abrir novos caminhos e conhecer novos parceiros, pois mesmo o prêmio ter sido apenas para mim, todos os talentos são merecedores. Muitos projetos virão, muitas possibilidades de crescimento surgirão e muitas parcerias serão estudadas, estou muito feliz.

RM – Tem como descrever o que o prêmio representa pra ti, pra tua marca?

PH Representa evolução, crescimento profissional, um merecimento justo, pois eu realmente trabalho muito. Durmo 4 horas por dia, projeto novas soluções a cada instante, penso muito em projetos e prospectos no futuro, saio sempre da zona de conforto e busco inovar em tudo que posso, para satisfazer meus queridos admiradores da Marca. Pensar e projetar são palavras que muitas pessoas hoje em dia deixam de lado e preferem copiar, eu sou da seguinte opinião: Faça diferente, pois esse é o seu melhor que possa fazer. Meu camarada Steve JOBS já dizia: “Eu busco fazer o mais diferente possível, não o melhor” .

NÃO ACEITO COPIAS, ACEITO IDEIAS!

MUITO OBRIGADA!

Todas as Imagens: Patrícia Hagemann – Divulgação

Anúncios

2 comentários sobre “Novos Talentos: Patrícia Hagemann e sua moda cheia de amor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s