Com quais elementos externos estamos alimentando a nossa motivação?

Por Karen Elias

Deu saudades daquela viagem de férias, daquele amigão do ensino médio, dos filhos pequenos ou até mesmo de lembrar como você era antigamente e se surpreender com as mudanças? Hoje em dia tudo isso está a apenas alguns clicks no seu computador.

Registrar os vários momentos em nossas vidas está mais fácil, com o advento da tecnologia todo e qualquer evento que nos chame a atenção pode ser eternizado em aparelhos móveis.

Desde os tempos antigos as pessoas têm essa necessidade de resgistrar diversos períodos de  suas vidas e isso remete a tendência que o próprio ser humano possui de querer perpetuar os bons momentos.

Fazendo referência a Ernst Haas  “A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!” Então precisamos refletir sobre o que realmente estamos vendo!

Será um corpo inerte na estrada após um acidente, um amontoado de aço em uma colisão, a briga do pessoal do bar, a arma posta na mão de uma criança para ostentar e chocar uma violência extrema? Ou estamos contemplando um pôr de sol maravilhoso, uma flor crescendo no jardim, a união de pessoas por uma causa humanitária, a risada de um bebê?

Com relação ao ingresso das imagens nas midias sociais sempre devemos estar pautados pela ética e termos em mente que ao disponibilizar esses arquivos, os mesmos poderão ser vistos por milhões de pessoas potencializando a força desses registros, sendo assim, a intenção primeira garantirá pelo menos uma consciência tranquila de quem procurou realizar este ato de maneira correta.

Na área da Administração o conceito de motivação é muito estudado nas organizações pois indivíduos motivados fazem a diferença na realização das suas atividades. Motivação é a força interior que impulsiona às pessoas na busca por seus objetivos, depende de fatores internos e externos e tem o grau de intensidade modificado de acordo com o momento, no qual, estamos vivendo.

Mas você pode se perguntar qual a relação entre motivação e imagens, fotografias ou vídeos? E o ponto de partida para essa reflexão pode ser o que tem despertado nosso interesse a ponto de focar nossa atenção e fazer o registro, ou melhor, precisamos saber com o que estamos nos sintonizando. Devemos lembrar que temos o poder da escolha e isso implica na decisão sobre quais fatores externos, desejamos inserir em nosso modelo mental que propiciará o fortalecimento do conjunto dessas forças interiores na rota para o alcance das coisas que almejamos, principalmente em tempos de adversidades.

As imagens têm a capacidade de nos inspirar e estimular em nós sensações portanto é de fundamental importância que o material audiovisual, esteja de alguma maneira relacionado com o sentimento que queremos despertar nas pessoas que visualizarem esse arquivos.

Afinal, quais elementos estão servindo de incentivo para nossas motivações? Saber o que nos chama a atenção pode ser um bom começo. Se a maior parte de nossos registros estiver impactando positivamente a vida de quem quer que seja, com certeza isto é um sinal de que estamos no caminho para manter o foco em situações, pessoas ou coisas que nos inspirem a melhorar.

Karen Elias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s