Como está sua lista de resoluções para 2017?

E lá se foi o primeiro mês do ano. Se me permite: Como está sua lista de resoluções para 2017?

É muito comum fazermos promessas de Ano Novo como se tivéssemos terminado um livro e fôssemos começar um novinho em folha, mas na prática o livro é o mesmo. Na prática, sem ação, a vida apenas continua. Agimos como se o ano fosse o responsável pelos acontecimentos.

2016 foi um ano massacrado, acompanhei pelos noticiários, pelas redes sociais, pelos papos de elevadores e corredores, as lamentações que, em suma, terminavam em um pesado e suspirado “que ano!”. Não me levem a mal, mas apesar de também ter enfrentado perdas, dificuldades, terminei o ano de forma construtiva. Não estou dizendo aqui que fui/estou distantes das dores do mundo, pois sei e sinto o quanto a insegurança e o desrespeito estão crescendo. Sofri as tragédias e acontecimentos de 2016, mas pensando cá com meus botões posso dizer que encerrei 2016 positivamente.

A explicação que tenho para isso é que, como tudo na vida, trata-se de ponto de vista. Além, é claro, de uma questão de planejamento e adaptação.

Ponto de vista: Sempre busco perceber o ponto positivo de uma situação. Às vezes parece não haver, mas só parece. É sempre possível identificar um aprendizado em cada fato e isso é muito positivo. Quando aprendemos algo, evoluímos!

Planejamento: As listas de Resoluções de Ano Novo são ótimas, desde que não sejam esquecidas ou recebam a impossível missão de concluírem-se naturalmente e sozinhas como mágica.

Adaptação: A vida é uma caixinha de surpresas e claro, ser flexível é fundamental. Se as coisas saem do rumo que imaginamos, adaptar é fundamental. Conseguir responder positivamente às surpresas é o que nos impulsiona.

Insisto, como está sua lista de resoluções? Aliás, você fez alguma promessa? Se sim, tem feito sua parte para não terminar 2017 com pendência de 2016, que na verdade eram de 2015, mas pensando bem já estavam na lista de 2014 como pendências de 2013 e… ufa!!!!

Se ao final de 2017 toda ou a maior parte da lista estiver encaminhada ou resolvida, qual será o sentimento? Enxergar que as coisas estão acontecendo te fará feliz?

Fazer uma lista e mantê-la sempre por perto, atualizada e progredindo faz sentido pra você?

Se tua resposta foi SIM para essas questões, posso te propor um desafio? Vamos fazer essa lista evoluir?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s