Cultura de valores humanos nas Organizações e em nossas vidas

Por Karen Elias

Quando entramos em um estabelecimento e os funcionários irradiam simpatia, quando o “Bom dia” te surpreende de maneira tão positiva a chamar sua atenção para o interlocutor, algo acontece ali e não é mágica. Talvez você ainda não saiba, mas esse tipo de conduta reflete a postura íntima do funcionário em conjunto com a cultura da organização na qual ele trabalha.

Conforme Stephen P. Robbins principal autor do livro Comportamento Organizacional em sua 14ª edição, a cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros de uma organização que a diferencia das demais. Como as pessoas; as empresas também devem organizar hierarquicamente sua escala de valores, sendo essencial que o profissional que desempenha tarefas naquele ambiente empresarial se identifique com elas.

Se as pessoas fazem as organizações então a cadeia de valores humanos se torna imprescindível nas mesmas, sendo que esses valores são fidedignamente percebidos pelos clientes. Fazendo referência ao mesmo livro citado anteriormente, um clima corporativo positivo no ambiente de trabalho, gerado por uma cultura organizacional forte, está associado a um alto nível de satisfação do cliente e consequentemente um bom desempenho financeiro.

Não há como a empresa inserir uma cultura organizacional mais robusta se ela não reestruturar seus métodos e processos aperfeiçoando-os de forma a garantir o sucesso. A fonte primeira desse conjunto de valores são os fundadores das instituições que repassam essa cultura de maneira sutil, intangível e sempre presente para seus colaboradores ao longo dos anos.

Muitas vezes, nos perguntamos qual o nosso papel para a transformação do mundo, contudo é bom começarmos por nossos valores, eles mudam as nossas atitudes e se forem positivos com certeza surgirá a motivação para coisas maiores e melhores.

Já pararam para pensar no bem estar que sentimos quando alguém segura a porta até que estejamos próximo para entrar, quando alguém junta do chão algum objeto que deixamos cair, ou ainda quando damos licença para outro carro manobrar ou entrar na pista a nossa frente e recebemos uma buzinada, um “certinho” com o dedo polegar, um sorriso de agradecimento. Essas coisas nos deixam com vontade de retribuir e essa intensidade cria uma cadeia de valores humanos, ou seja, eu fiz algo legal aqui, outro algo legal ali e a energia flui naturalmente.

Nos ambientes empresariais não é diferente, lidamos com processos e pessoas o tempo todo então sabemos como é bom nos sentirmos amparados, por um colega de trabalho, em um momento de dificuldade, como é gratificante um feedback esclarecedor do chefe imediato que nos leva a uma reflexão e uma tomada de decisão mais acertada. Onde o exemplo se faz presente arrasta-se os simpatizantes, um lugar onde o presidente da empresa faz menção à participação do colaborador na festa de final de ano para crianças carentes, ou ele mesmo ajuda no atendimento do cliente propicia um sentido de identidade entre os membros daquela organização.

É essa cultura de valores humanos muito bem estruturada que as melhores empresas para se trabalhar ofertam: ambientes onde os colaboradores podem desenvolver os mais altos índices de desempenhos e sentem-se motivados refletindo em um relacionamento satisfatório com o cliente e nos resultados econômicos da instituição. Não há dúvidas, um dos maiores investimento das organizações é a promoção do fator humano.

Agora, que tal fazermos uma reflexão sobre esse tema, com o auxílio de um vídeo (do projeto Life Vest Inside) postado abaixo, espero que você sinta-se contagiado a desenvolver essa cadeia de valores humanos onde quer que esteja gerando assim, gentileza.

aaaa

https://www.youtube.com/watch?v=d_8hR7fo53o

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s